terça-feira, 28 de junho de 2016

Interpretação de texto para o 7º Ano C



Analise a charge e responda as questões propostas

1-      Observe a expressão do torcedor no primeiro quadrinho: como ele se sente? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      Observe todos os quadrinhos da charge:
a-      Pode-se dizer que há uma gradação na mudança de expressão do torcedor? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b-      Nessa escala gradativa, qual o problema que deixa o torcedor mais triste?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-      Geralmente o chargista critica problemas sociais por meio do humor. O que está sendo criticado nessa charge? Comente.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“MÃE, SÓ TEM UMA!”

        A professora passou uma lição de casa: fazer uma redação sobre o tema “Mãe, só tem uma".
No dia seguinte, cada aluno leu sua redação. Todos dizendo mais ou menos as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda de nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma....
Aí chegou a vez de o Juquinha ler sua redação:
— Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficavam na sala. Elas foram ficando com sede e minha mãe pediu para “mim” ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e vi que só tinha uma coca-cola. Então gritei para minha mãe: "MÃE, SÓ TEM UMA!”

 
4-      A professora foi clara na proposta da redação? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-      A maioria dos alunos compreendeu o que ela pretendia? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-        Sobre a resposta do Juquinha: Por que ele não compreendeu exatamente o que a professora propôs? Justifique com elementos do texto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-    Pode-se afirmar que há uma intenção do autor do texto em usar a ambiguidade (duplo sentido) como uma forma de gerar um efeito de sentido de humor? Justifique sua resposta. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário