terça-feira, 28 de junho de 2016

Interpretação de texto para o 7º Ano



“MÃE, SÓ TEM UMA!”
        A professora passou uma lição de casa: fazer uma redação sobre o tema “Mãe, só tem uma".
No dia seguinte, cada aluno leu sua redação. Todos dizendo mais ou menos as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda de nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma....
Aí chegou a vez de o Juquinha ler sua redação:
— Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficavam na sala. Elas foram ficando com sede e minha mãe pediu para “mim” ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e vi que só tinha uma coca-cola. Então gritei para minha mãe: "MÃE, SÓ TEM UMA!”

 
1-        Sobre o tema da redação proposto pela professora:
a) A professora foi clara na proposta da redação? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A maioria dos alunos compreendeu o que ela pretendia? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-        Sobre a resposta do Juquinha: Por que ele não compreendeu exatamente o que a professora propôs? Justifique com elementos do texto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-    Pode-se afirmar que há uma intenção do autor do texto em usar a ambiguidade (duplo sentido) como uma forma de gerar um efeito de sentido de humor? Justifique sua resposta. 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia a charge abaixo:

4-   Que situação cotidiana é retratada pela charge acima? Que elementos da linguagem não-verbal o fizeram chegar a essa conclusão?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-   Na sala há dois meios de comunicação. Observe-os bem. A posição em que estão na sala e o tamanho em que foram retratados pelo cartunista ajudam a construir o sentido da charge? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    
6-   Que membros da família estão presentes na ilustração? Como você pôde identificá-los?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-   Todos, inclusive o cachorro, estão com a mesma expressão facial. Que emoção ou sentimento está expresso em seus rostos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário