“MÃE, SÓ TEM
UMA!”
A professora passou uma lição de casa: fazer uma redação sobre o tema “Mãe, só tem uma".
No dia seguinte, cada aluno leu sua redação. Todos dizendo mais ou menos as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda de nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma....
Aí chegou a vez de o Juquinha ler sua redação:
— Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficavam na sala. Elas foram ficando com sede e minha mãe pediu para “mim” ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e vi que só tinha uma coca-cola. Então gritei para minha mãe: "MÃE, SÓ TEM UMA!”
A professora passou uma lição de casa: fazer uma redação sobre o tema “Mãe, só tem uma".
No dia seguinte, cada aluno leu sua redação. Todos dizendo mais ou menos as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda de nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma....
Aí chegou a vez de o Juquinha ler sua redação:
— Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficavam na sala. Elas foram ficando com sede e minha mãe pediu para “mim” ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e vi que só tinha uma coca-cola. Então gritei para minha mãe: "MÃE, SÓ TEM UMA!”
1-
Sobre o tema da redação proposto pela professora:
a) A professora foi clara na proposta da redação? Explique.
a) A professora foi clara na proposta da redação? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A maioria dos alunos compreendeu o que ela pretendia? Por quê?
b) A maioria dos alunos compreendeu o que ela pretendia? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
Sobre a resposta do Juquinha: Por que ele não compreendeu
exatamente o que a professora propôs? Justifique com elementos do texto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Pode-se afirmar que há uma intenção do autor
do texto em usar a ambiguidade (duplo sentido) como uma forma de gerar um
efeito de sentido de humor? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia a charge abaixo:
4-
Que situação cotidiana é retratada pela charge acima?
Que elementos da linguagem não-verbal o fizeram chegar a essa
conclusão?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
Na sala há dois meios de comunicação. Observe-os bem. A
posição em que estão na sala e o tamanho em que foram retratados pelo
cartunista ajudam a construir o sentido da charge? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-
Que membros da família estão presentes na ilustração?
Como você pôde identificá-los?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-
Todos, inclusive o cachorro, estão com a mesma
expressão facial. Que emoção ou sentimento está expresso em seus rostos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário